Produtos Serviços Serviços Online Catálogos Referências A Empresa Contatos Advisor Novidades e Eventos
 
  Compressores de Parafuso Estacionários
  OILFREE.AIR
  Compressores de Pistão
  Compressores Odontológicos
Tratamento do Ar Comprimido
    Secadores
    Filtros
    Air-Main Charging Systems DHS
    Sistema de pressurização para rede de ar comprimido
    Reservatórios de ar comprimido
    Condensados
  Controladores
  Compressor de Parafuso para Vácuo
  Blowers
  Compressores de construção móveis
  Acessórios e Ferramentas
  Peças de Origem KAESER
  Sistemas Compactos - SIGMA AIR PET
  SIGMA AIR UTILITY - Fornecimento de ar comprimido
  Hybrid Service Bundle
  Used Compressors
  Industry 4.0
 
  

Tratamento de ar comprimido

 

Consoante a área de aplicação, o ar comprimido tem de ser seco, limpo ou até mesmo esterilizado. Com os produtos KAESER obtém ar comprimido com a qualidade que o seu processo produtivo exige.

Que tratamento de ar comprimido é indicado para a sua aplicação? Leia as informações da nossa apresentação geral ou consulte simplesmente um dos nossos especialistas.

Secadores para ar comprimido

O ar atmosférico aspirado por um compressor é uma mistura de gases que contém sempre vapor de água. No entanto, a capacidade de absorção de água do ar varia, dependendo sobretudo da temperatura. Se a temperatura do ar aumentar – como ocorre no processo de compressão – aumenta também a capacidade de absorver água. A condensação da água ocorre durante o inevitável arrefecimento do ar comprimido. Esta condensação é separada inicialmente pelo separador de ciclónico, instalado após o compressor, ou no reservatório de ar comprimido. Em seguida, o ar comprimido está saturado com vapor de água a 100 por cento. Por isso, com o arrefecimento posterior formam-se quantidades consideráveis de água na rede de ar comprimido e nos pontos de consumo. Sem uma secagem do ar comprimido adicional, são assim inevitáveis anomalias de funcionamento, interrupções de produção e dispendiosos trabalhos de manutenção e reparação.

Filtração

Em cada metro cúbico de ar atmosférico, um compressor aspira até 190 milhões de partículas de sujidade, hidrocarbonetos, vírus e bactérias. No próprio compressor, só é possível filtrar do ar a comprimir as partículas de sujidade maiores, pelo que grande parte das substâncias poluentes permanece no ar comprimido. Na maioria das aplicações é, por isso, necessário um tratamento cuidadoso do ar comprimido: O ar comprimido limpo garante um funcionamento sem problemas de máquinas pneumáticas e comandos, assim como uma longa vida útil das ferramentas pneumáticas. Além disso, a rede de ar comprimido e válvulas permanecem sem impurezas. Por conseguinte, o ar comprimido limpo reduz os custos de manutenção, reparação e, em parte, até de aquisição.

Armazenamento de ar comprimido

Os reservatórios de ar comprimido têm uma função muito importante na central de ar comprimido, através dos volumes de armazenamento e compensação: devem equilibrar os picos de consumo e separar a água condensada do ar comprimido. Por este motivo, é muito importante a correcta selecção do tamanho e uma protecção anti-corrosão fiável. Para além disso, os intervalos de verificação devem ser o mais longos possível. Estes requisitos são cumpridos de forma excepcional pelos reservatórios de ar comprimido da KAESER.

Sistemas de pressurização de ar

Os sistemas de tratamento de ar comprimido são optimizados para determinadas velocidades de fluxo. Quando o consumo de ar comprimido é baixo ou praticamente nulo, durante o qual a rede fica sem pressão, existe o perigo de o secador e os filtros serem sobrecarregados por ar comprimido a uma velocidade de fluxo excessiva, quando o consumo aumenta subitamente. Os sistemas de pressurização de ar impedem esta sobrecarga de ar comprimido nos equipamentos responsáveis pelo tratamento. Assim, servem não só para assegurar uma qualidade constante do ar comprimido, mas também para melhorar a segurança operacional e a durabilidade dos componentes responsáveis pelo tratamento do ar comprimido.

Condensados do ar comprimido

Na produção de ar comprimido, forma-se obrigatoriamente condensados. São agressivos do ponto de vista químico e contém óleo e partículas de sujidade (por exemplo, ferrugem). Quando não é possível descarregálos de forma fiável em todos os pontos colectores, os condensados causam anomalias de funcionamento e corrosão no sistema de ar comprimido. A nossa experiência demonstrou que os purgadores controlados por boia não são muito fiáveis, ao passo que os purgadores meramente temporizados podem causar grandes perdas de ar comprimido. O ideal são os purgadores ECO DRAIN controlados electronicamente em função do nível do condensado. 
Os condensados gerados durante a produção de ar comprimido contém, conforme as condições ambientes e operacionais, uma quantidade maior ou menor de óleo e sujidade. Estas substâncias podem poluir o meio ambiente. Para manter a água "própria para descarga" é necessário um tratamento dos condensados em conformidade com a legislação aplicável. Esta missão é desempenhada pelos económicos sistemas de tratamento de condensação AQUAMAT da KAESER KOMPRESSOREN. Eles asseguram que os valores limite impostos por lei (por exemplo, para hidrocarbonetos 10 ou, no máximo, 15 mg/l) são respeitados de forma fiável.

 
KAESER home Search Sitemap
More Information
KAESER Toolbox
Valuable savings on high-performance Kaeser machines
Information material
back top
Privacy Policy, Kaeser Compressores, LDA, info.portugal@kaeser.com