Foto de esboços de amortecedores, da ZF Friedrichshafen
ZF Friedrichshafen AG

Mais ar comprimido com menos consumo de energia para os amortecedores da ZF

Mais ar comprimido com menos consumo energia para os amortecedores da ZF – graças ao sistema de recuperação de calor

Uma central de ar comprimido ineficiente e uma grande quantidade de energia não utilizada. Para Manuel Baumgarten da ZF Friedrichshafen em Eitorf, estes motivos foram mais que suficientes para o convencer a trocar a sua central de ar comprimido antiga. Um pouco de paciência e uma solução personalizada da KAESER, ajudaram a diminuir os custos e permitem aproveitar o calor residual de forma eficiente.

Mais eficiente é impossível. As impressões cuidadosamente colocados na caldeira da central de ar comprimido da KAESER falam por si. Foi o próprio Manuel Baumgarten, diretor de manutenção na unidade de Eitorf, onde são produzidos os amortecedores da ZF Friedrichshafen AG, quem os pendurou. Quem entra nesta divisão fica a saber de forma exata o quanto o sistema trabalha de forma eficaz e económica – e é relembrado de como tudo era antes da instalação da central preto e amarela da KAESER. Assim, todos ficam a saber que este sistema é a "menina dos olhos" de Baumgarten.

Antiga central de ar comprimido da ZF Friedrichshafen

Em 2010, nesta divisão parecia que estávamos na sala das máquinas de um antigo barco a vapor do Mississippi.

A culpa era da antiga central de ar comprimido. Uma manta de retalhos composta por diferentes componentes, que foi sendo complementada sucessivamente ao longo de 35 anos. Apesar de continuar a desempenhar a sua função, Baumgarten sabia: esta central tinha de ser substituída. Isto porque já estava antiquada e desperdiçava grandes quantidades de energia. Mas como convencer a administração a fazer um investimento estimado na ordem dos seis dígitos? Só havia um caminho: ter retorno financeiro.

A central antiga fazia tanto barulho que as pessoas mal conseguiam ouvir as suas próprias palavras. E libertava muito calor. Mesmo no inverno, não era suportável ficar muito tempo perto da central.
Manuel Baumgarten, ZF Friedrichshafen AG
Sem falhas na Produção!

Em Eitorf, são produzidos 30 000 amortecedores por dia e sete milhões por ano em três linhas de produção. Linhas de produção que não param, mesmo de noite. A produção só pára ao fim de semana e arranca de novo no domingo à noite. Qualquer falha de produção fica por isso muito cara. Por isso havia alguns céticos, para além de Adolphs, o mestre eletricista: Será que vai correr bem, substituir o compressor sem interromper a produção? Mas como não queriam continuar como estavam, era um risco que tinham de incluir nos cálculos.

À conversa com colaboradores da ZF Friedrichshafen
Quem se vai atrever a fazê-lo?

Depois da decisão de substituir estar tomada, era preciso encontrar um prestador de serviços que estivesse à altura desta tarefa. Um caso para a KAESER.

Foi o Engenheiro Norbert Hages, consultor técnico da filial da KAESER em Bochum, que se encarregou desta missão. Após várias reuniões de sondagem e aconselhamento com Baumgarten, Hages procurou um argumento que destacasse a KAESER da concorrência e que garantisse ao cliente uma vantagem significativa.

O modelo proposto, SIGMA AIR UTILITY , prometia ao fornecedor da indústria automóvel, a tão necessária flexibilidade e minimização do risco. Para além disso, assegurava segurança de fornecimento e tempos de inatividade mínimos. "Já foi um começo", relembra o engenheiro da KAESER. No entanto, o cliente exigia mais. Não haveria forma de aproveitar eficientemente o calor libertado? Norbert Hages ponderou.

O colaborador da ZF Friedrichshafen, Sr. Baumgarten, mostra o perfil de consumo de ar comprimido semanal
Recuperação de calor – é sinónimo de energia grátis.

A proposta da KAESER foi bem recebida. Para além de fazer sentido ecologicamente, a recuperação de calor também era um fator económico que não se devia subestimar. Mas será que o calor residual será suficiente para aquecer o banho de limpeza dos amortecedores visados por Baumgarten, a uma temperatura constante de 60 °C?

A ideia era simplesmente boa demais para não ser implementada. Mas para isso era necessário tomar uma decisão.

O engenheiro Hages da Kaeser Compressores e o colaborador da ZF Friedrichshafen, Sr. Baumgarten, conversam sobre os projetos da central de ar comprimido
Renovação completa – com a produção a trabalhar.

E finalmente chegou o telefonema de Eitorf: "Sr. Hages, queremos fazer o projeto com a KAESER."

Mas não foi só desinstalar a antiga central de ar comprimido e instalar a nova. Foi necessário demolir o interior todo, e renovar tudo de raiz.

Foram instalados cinco compressores e quatro secadores por refrigeração. Foram colocados canos e tubos em aço inoxidável, que levam água quente até ao banho de limpeza. Para além disso, uma empresa especializada garantiu a calibração hidráulica e a regulação dos sensores da bomba e de temperatura, assim como a otimização do medidor de calor.

Com uma unidade de comando e uma válvula de três vias a temperatura no banho de limpeza deve-se manter constante em 60 °C. E, se por algum motivo a água quente disponível não for suficiente, entra em funcionamento o aquecimento a gás. Era esse o plano.

Depois da instalação, tudo estava a funcionar de forma perfeita. Só a recuperação de calor é que não estava a funcionar plenamente. Manuel Baumgarten e Norbert Hages estavam dececionados. Em vez do máximo expectável de 76 % da energia elétrica utilizada, só se conseguia reaproveitar 45 %. Mesmo a realização de medições a médio/longo prazo não apresentavam resultados diferentes. Independentemente da forma como se regulava ou se fazia o ajuste fino ao sistema, nada mudava. Seria possível que os resultados não estivessem corretos? E, em caso afirmativo, qual a causa?

à conversa com o engenheiro Hages da Kaeser e com o colaborador da ZF Friedrichhafen, Sr. Baumgarten
O erro foi descoberto – e resolvido.

Depois de algumas semanas sem saber o que fazer, surgiu uma ideia brilhante. As medições eram feitas mesmo à entrada de um cotovelo, onde água quente se misturava com água fria. Surgiram assim turbulências indesejáveis que distorciam os resultados da medição. A origem do erro estava descoberta! "Estamos sempre a aprender", disse Norbert Hages. "Não basta simplesmente instalar um sistema. As nossas instalações são sempre soluções personalizadas. Resultados extraordinários não se alcançam com soluções massificadas."

O esforço valeu a pena.

Entretanto, todas as medições produzem resultados corretos. Regra geral, alcança-se um grau ideal de recuperação de calor. "O que é bastante impressionante", declara Hages. E o Eng.º Baumgarten está muito satisfeito: "Poupamos € 114.000 em custos de energia por ano. Simplesmente pela eficiência do sistema. Acresce a este valor 34.000 € com a recuperação de calor. Este valor equivale ao aquecimento de 40 lares por ano. Mais 25.000 € de custos de manutenção. Já dá uma soma razoável.“ Apesar de ser necessário ligar os compressores meia hora mais cedo aos domingos à noite, para alcançar a temperatura necessária do banho de limpeza, ainda assim a ZF poupa uma soma considerável só com esta medida.

Com a central de ar comprimido Kaeser, a ZF Friedrichshafen alcançou, em Eitorf, uma redução dos custos de 172 000 € por ano

Igualmente impressionante são as poupanças de CO2. Partindo duma poupança equivalente de aproximadamente 1667 KWh por tonelada de CO2, a poupança de energia (760 000 KWh), em conjunto com o aproveitamento do calor residual (960 000 KWh), resultam numa redução das emissões de CO2 equivalente a cerca de 1000 toneladas por ano.

Redução de CO2

Um desempenho exemplar. Os investimentos já estão amortizados. O orgulho de Manuel Baumgarten é mais do que justificado. Quanto mais não seja, por ter sido um projeto exigente e desafiante, que exigiu de todos os envolvidos uma boa dose de perseverança. "Cinco anos – de certeza que muitos outros fornecedores de ar comprimido teriam abandonado o barco", resume o "Mr. Contracting", nome pelo qual Baumgarten é conhecido na empresa. E então sorri e diz: "Mas nós não desistimos. Felizmente para nós – e para a KAESER."

Para aceder aos produtos